A maquiagem é um recurso poderoso para realçar a beleza e valorizar os traços do rosto, mas, se usada inadequadamente ela pode ter o efeito contrário, evidenciando defeitos e deixando um ar artificial. Para fugir dos erros mais comuns, devemos nos atentar a alguns truques:
* Evite corretivos muito claros, pois muitas vezes eles fazem o efeito “panda ao contrário”. Um bom truque é misturar o corretivo no tom da pele com outro um pouco mais claro, ou depois de passado o corretivo, dar uma leve pincelada de pó bronzeador para quebrar o efeito mais claro, mas mantendo a região um pouco mais iluminada.
* Cuidado com o ponto de luz no canto interno do olho. O iluminador é bonito, feminino e como sugere o nome, ilumina os olhos, mas, se usado em excesso, tira toda a elegância da maquiagem. O ideal é usar uma sombra um tom mais claro do que a que predomina na pálpebra ou fazer um ponto pe
* Não faça “reboco” de base! Muitas pessoas exageram na aplicação do produto em um certo ponto na tentativa de esconder a acne ou alguma mancha, mas o excesso marca ainda mais e chama atenção para o ponto.
* Uniformize as cores do rosto, pescoço e colo. Um erro muito comum é restringir a base apenas ao rosto, deixando o pescoço em um tom diferente. É importante espalhar bem a base uniformizando o tom das três regiões para que a maquiagem fique o mais natural possível.
* Não exagere no blush. Ele é um forte aliado para trazer um ar jovem e saudável, mas se ficar muito marcado corre o risco de parecer maquiagem de festa junina. Antes de aplicar, bata todo o excesso do pincel nas costas da mão ou na tampa da embalagem.
* Controle a quantidade de pó bronzeador. Ele ajuda a dar uma cor e quebrar a palidez, mas o excesso deixa a pele alaranjada, fica aparente e deselegante. O ideal é escolher no máximo um tom mais escuro que o da base.
* Cuidado com o batom fora do contorno. Muitas mulheres usam essa técnica para aumentar os lábios, mas deve ser quase imperceptível para evitar o efeito artificial de boca desenhada. Na dúvida, não faça o contorno com lápis.
* Não deixe a sombra marcada. O ideal é usar duas ou mais cores de sombras e esfumar elas, de forma que não fique aparente o limite entre os tons. Isso garante um acabamento muito mais bonito e elegante.
** Lembrem-se, maquiagem bonita é aquela o mais natural possível! Uma Consultora de Imagem poderá ajudá-la a descobrir quais os tons de maquiagem mais valorizam o seu tom de pele!