Mulher alta e magra tem algumas vantagens no caimento das roupas, mas precisa saber escolher muito bem suas peças para não ficar parecendo um “poste” ou toda desengonçada.
A atriz Mônica Martelli certa vez contou que, com 1,80 de altura, sempre viveu olhando para baixo.
Com o tempo, ela diz que foi aprendendo a gostar do seu corpo e hoje, com o humor que lhe é peculiar, afirma que ser alta já é um “adereço”!
O corpo longilíneo chama atenção e tem liberdade para usar vestidos longos,roupas justas, largas e cabelos de todos os comprimentos. Segundo a consultora de moda, imagem e estilo Bia Kawasaki, é simples dizer o que não realça a beleza delas: roupas muito curtas ou decotadas.
Mulheres altas e esguias podem apostar nas calças de corte masculino ou pantalonas. Devem evitar os looks monocromáticos, pois roupas de uma mesma cor deixam a pessoa ainda mais alongada. Por isso, é liberado o uso de roupas coloridas, estampas grandes ou miúdas
No quesito sapatos, as altas ficam bem de sapatilhas e rasteirinhas, mas não precisam abrir mão dos saltos.
O que usar. Dicas de roupas e sapatos para mulheres altas
Nem sempre ser alta traz vantagens na hora de se vestir e nem todas as mulheres altas têm o porte da modelo e apresentadora Ana Hickmann - que do alto de seu 1.85m de altura (sendo 1.20m de só de perna)- abusa dos saltos e de todo o tipo de roupa. A mulher alta precisa saber escolher bem as roupas para não ficar desengonçada e nem parecer um "poste". Por isso, confira algumas dicas infalíveis dadas pelas consultoras de moda Denise Moraes e Rosmari Zonta.Altas e magrasAs altas e magras devem evitar usar roupas de uma mesma cor. "Os looks monocromáticos deixam a pessoa mais alongada e com certeza não é isso o que uma pessoa muito alta procura", ensina Denise. O ideal é colorir. Para isso, estampas grandes ou miúdas caem muito bem. Para as que tem as pernas muito longas em relação ao corpo, a consultora sugere usar peças mais compridas na parte de cima e calças de cintura baixa. Looks como esse também favorecem as altas que não têm cintura definida.
Para a parte de baixo, Denise indica ainda as calças pantalonas ou de boca mais larga. Minissaias e shortinhos não são proibidos, mas muito curtos não caem bem. "Minissaias com 15cm acima dos joelhos são ideais", afirma.
Altas acima do peso ideal A consultora de moda Rosmari Zonta ensina que as mulheres que estão acima do peso e têm quadril largo devem usar calças e saias mais secas e blusas que cubram, ligeiramente, o quadril. "Elas devem chamar a atenção para o rosto, os ombros e colo com decotes em ´V´ ou em ´U´, roupas não muito largas e abusar das cores escuras, pois os tons claros aumentam a silhueta. Também devem evitar estampas miúdas ou muito grandes", explica.
Já as altas que têm ombros largos, bustos volumosos e pernas finas devem usar saias evasês (nem tão armadas, nem tão justas) e calças pantalonas de cores fortes ou estampadas. "Nesse caso é preciso criar uma assimetria e disfarçar o volume da parte de cima com cores neutras", ensina.
Para completar, Rosmari indica o uso de acessórios. Segundo ela, as altas se valorizam com brincos e colares compridos, além de echarpes e lenços.
SapatosAs altas ficam bem de rasteirinhas e sapatilhas, mas não precisam abrir mão dos saltos. "Como já são altas e para não ficar desengonçadas o ideal é usar saltos médios, sem exageros", indica Rosmari.